CADETE RUYTEMBERG ROCHA

CADETE RUYTEMBERG ROCHA

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Exposição no Arquivo Público do Estado sobre os 80 anos da Revolução de 32

O Núcleo Cadete Ruytemberg Rocha está levando, na quinzena de 16 a 30 de Setembro, os alunos do 1º CFO para uma visita orientada no Arquivo Público do Estado, onde ora ocorre uma exposição de documentos, materiais e outros itens em comemoração aos 80 anos da Revolução Constitucionalista de 1932. Acima, temos os alunos do 1º CFO "D", juntamente com o Comandante de Pelotão, 1º Ten PM Archimedes, o Al Of PM Ricardo Goes, agregado do NCRR, e as monitoras da visita. Abaixo, temos os alunos durante a explanação da orientadora Mary.
O Arquivo Público do Estado fica na Rua Voluntários da Pátria, 596, (ao lado da estação do metrô Tietê), na Zona Norte de São Paulo, e seu horário de atendimento é de segunda a sexta, das 07h às 09h. Abaixo, broches da revolução do acervo em mostra.
Por fim, fica como sugestão acessar o site da exposição virtual, link do site do Arquivo Público do Estado. Lá estão disponíveis para download fotos, documentos, pôsteres e até mesmo um Manual de Campanha do Voluntário Constitucionalista escaneado na íntegra. De acordo com a explicação das orientadoras da exposição, no início do movimento, os voluntários chegavam a ter de uma a duas semanas de treinamento militar. Com o avanço da revolução, a escassez de meios e efetivo e as urgências do combate, tudo o que se podia fazer pelo recém voluntário era fornecer-lhe esse manual, que ele lia no trem, a caminho da batalha, para saber como se portar e como utilizar o armamento.

Um comentário:

  1. Bom dia, enhores:
    Nessa exposição, havia uma farda que dizia ser de Capitão da FPSP em 1932.
    A farda apresentava o laço hungaro.
    Acontece que o laço hungaro só surgiu na FPSP muito depois de 32. Salvo engano, em 1962.
    Como explicar isso?

    ResponderExcluir