CADETE RUYTEMBERG ROCHA

CADETE RUYTEMBERG ROCHA

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Telegrama de Pedro de Toledo a Vargas

"Esgotados todos os meios que ao meu alcance estiveram, para evitar o movimento que acaba de verificar-se na guarnição desta região, ao qual aderiu o povo paulista, não me foi possível caminhar ao revés dos sentimentos do meu Estado. Impossibilitado de continuar a cumprir o mandato que V.Exa. houve por bem confiar-me e que sempre procurei honrar, olhos fitos no interesse de São Paulo e do Brasil, venho renunciar ao cargo de Interventor".
Com essas palavras, em 09 de Julho de 1932, o interventor Pedro de Toledo entregava o cargo a ele conferido por Getúlio Vargas, para que, no dia seguinte, a população o aclamasse Governador do Estado. Em 10 de Julho, um comunicado assinado pelo general Isidoro Dias Lopes e pelo Coronel Euclydes Figueiredo, comandantes militares da revolução, foi inserido nas primeiras páginas dos jornais, com os seguintes dizeres:
"Ao Povo Paulista Neste momento assumimos as supremas responsabilidades do comando das forças revolucionárias, empenhadas na luta pela imediata reconstitucionalização do país. Para que nos seja dado desempenhar com eficiência a delicada missão de que nos investiu o ilustre governo paulista, lançamos um veemente apelo ao povo de São Paulo, para que nos secunde na ação primacial de manter a mais perfeita ordem e disciplina em todo o Estado, abtendo-se e impedindo a prática de qualquer ato atentatório aos direitos do cidadão, seja qual for o credo político que professem. No decurso dos acontecimentos que se seguirão, não encontrará a população melhor maneira de colaborar para a grande causa que nos congrega do que dando, na delicada hora que o país atravessa, mais um exemplo de ordem, serenidade e disciplina, características fundamentais da nobre gente paulistana".
Com essas palavras, estava iniciada a epopeia paulista contra o Governo Provisório de Getúlio Vargas. Abaixo, foto do Governador Pedro de Toledo. Fonte: Revista "A Revolução Constitucionalista 1932", Ed. Minuano, 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário